Fisioterapia
A Fisioterapia Veterinária é fundamental na atuação, tanto pré quanto pós-operatória, combatendo dores e incômodos, muitas vezes evitando novas intervenções cirúrgicas, prevenindo patologias, eliminando sequelas de cirurgia, corrigindo postura e auxiliando no retorno das funções normais do animal. Além de aliviar a dor e melhorar os sinais clínicos, o tratamento pode até mesmo recuperar a habilidade de andar dos pequenos animais.
A Fisioterapia Veterinária é indicada para enfermidades ortopédicas e neurológicas. As práticas, inclusive, ajudam a controlar a obesidade e a manter o condicionamento físico. Animais hiperativos, ansiosos e inquietos também podem se beneficiar de exercícios de fisioterapia. Aqui, o trabalho do médico veterinário é preventivo: ao liberar e canalizar energia por meio de exercícios fisioterápicos, previne-se o surgimento de doenças decorrentes de baixa imunidades, lesões traumáticas e feridas ocasionadas por lambidas.
As indicações mais comuns são:
- Problemas de coluna, como hérnias de disco, dores agudas e crônicas, bicos de papagaios (espondiloses)
- Paralisias e paresias (nestes casos, muitas vezes, o objetivo é a reabilitação do animal paralisado)
- Artrites e artroses das mais diversas, incluindo a displasia coxofemoral, displasia de cotovelo (controla a dor, a inflamação, melhora a movimentação da articulação e o fortalecimento muscular) e osteocondrite do úmero
- Pós-operatório de cirurgias ortopédicas e neurológicas (reduz o tempo de recuperação do animal e ajuda a prevenir novas lesões)
- Rupturas de ligamento cruzado, luxações patelares, meniscopatias, colocefalectomias (retirada da cabeça do fêmur)
- Geriatria (aumenta a expectativa e a qualidade de vida do animal)
- Assimetrias e retorno do uso de membros
- Atrofias e contraturas musculares, rigidez articular
- Condicionamento físico para animais
- Obesidade (com programas de emagrecimento e bem-estar)
Como funciona? O veterinário especializado em fisioterapia precisa fazer uma avaliação completa e personalizada do pet para escolher a melhor abordagem. As técnicas mais utilizadas no dia a dia são:
- Termoterapia com calor: infra-vermelho e ultra som terapêutico
- Massoterapia: ajuda a aliviar as tensões articulares e musculares
- Eletroterapia (TENS e FES): ajuda a reduzir a dor e a rigidez articular
- Frio: gelo e ducha.
As consultas com especialistas são com hora marcada. Entre em contato conosco para verificar disponibilidade de agenda.