Nefrologia
Sistema urinário, que inclui rins, ureteres, bexiga, uretra e próstata. As alterações nesse sistema podem ser primárias ou secundárias a desequilíbrios causados por outras doenças (sendo divididas em pré-renal, renal e pós-renal).
Sintomas
Muitos são os sintomas relacionados as doenças renais ou urinárias que necessitam de atendimento de Nefrologia e Urologia e um atendimento especializado é importante para um diagnóstico preciso e tratamento correto. Dentre os principais sintomas de pacientes com indicação dessas especialidades, encontramos beber muita água, urinar muito, urina muito clara ou urina muito escura, urina com sangue, urinar fora do local de costume, vazar urina enquanto dorme, dificuldade de urinar, presença de cristais na urina, presença de cálculos na bexiga, obstrução uretral, perda de peso, perda de apetite, vômitos, diarreias, fezes escuras e desidratação. Esses sintomas dificilmente acometem animais jovens, porém alguns cães e gatos podem ter a doença renal juvenil e apresentar alguns desses sintomas mesmo antes de completar 1 ano de idade. A maioria dos pacientes renais são animais adultos ou já mais velhos, as raças pequenas de cães são as mais predispostas. Já os gatos apresentam quadros de insuficiência renal e rins policísticos.
Doenças mais comuns
As doenças mais comuns relacionadas ao sistema gênito urinário são a insuficiência renal aguda, insuficiência renal crônica, insuficiência renal juvenil, rins policísticos em gatos, cálculos renais, cálculos vesicais ou cálculos em bexiga, cálculo no ureter, cálculo na uretra, pólipos da bexiga, tumores renais, carcinoma de bexiga ou carcinoma de células transicionais de bexiga, tumores renais, intoxicações agudas por medicamentos ou produtos tóxicos, intoxicação por plantas, dosagens excessivas de alguns medicamentos nefrotóxicos, cistite em gatos, doença inflamatória do trata urinário inferior de felinos, síndrome de pandora. Realizar o diagnóstico correto e então indicar o tratamento mais eficaz vai proporcionar ao paciente rapidez e segurança e chances maiores de cura ou de controle da doença.
O tratamento das doenças do sistema urinário e da doença renal aguda ou crônica é determinado pelo profissional especializado, sempre visando correção hídrica, eletrolítica, funcional e nutricional em casos de pacientes com essas doenças. Dentre os tratamentos, temos fluidoterapia, reposição dos eletrólitos, correções cirúrgicas (cistotomia, uretrostomia, ureterostomia, by-pass-sub, diálise peritoneal, hemodiálise etc). É importante saber que a medicina preventiva sempre será a melhor conduta para diagnosticar o mais precoce possível de qualquer doença, melhorando assim o prognóstico e a qualidade de vida dos nossos pacientes.
As consultas com especialistas são com hora marcada. Entre em contato conosco para verificar disponibilidade de agenda.