Odontologia
A Odontologia Veterinária tem como principal objetivo manter e preservar a saúde bucal dos animais. Dentre os principais sintomas de pacientes com indicação de problemas de boca e dentes, encontramos:
- Mau hálito
- Sangramento gengival
- Presença de placa bacteriana e tártaro
- Gengivite (inflamação das gengivas)
- Dor de dente
- Dificuldade de mastigar ou mesmo dificuldade de beber água, como se sentisse choque nos dentes
- Alteração na forma como morde a ração
- Prostração
- Não deixar escovar os dentes
- Presença de pólipos
- Aumento de volume na gengiva entre os dentes
- Queda de dentes e perda de peso
As raças de pequeno porte têm maior predisposição para acúmulo de tártaro e das doenças periodontais, dentre elas destacamos:
- Yorkshire Terrier
- Schnauzer
- Poodle
- Cocker Spaniel
- Dachshund
- Maltes
- Spitz alemão
- Lhasa Apso
- Shitzu
Também observamos em filhotes más oclusões, agnatismo, prognatismo, ausência de dentes, presença de dentes decíduos (dentes de leite), mordida de tubarão (presença de muitos dentes decíduos levando a dentição dupla), entre outras.
Raças de porte grande ou gigante têm menos predisposição para o acúmulo de tártaro, mas costumam apresentar outros problemas dentários, como desgaste e fraturas dentárias.
Se não houver escovação regularmente, também há a apresentação de periodontite e presença de tártaro, principalmente nos dentes do fundo da boca.
Gatos também sofrem com problemas orais e apresentam algumas doenças específicas, que podem causar dor muito intensa. A gengivo-estomatite crônica acomete muitos gatos e pode ter início em idade jovem, sendo fundamental o controle de placa bacteriana para prevenção da doença. A lesão de reabsorção dentária é outra afecção comum na boca de gatos e o diagnóstico é realizado com o paciente anestesiado e com raio-x intraoral, sendo primordial.
Em animais adultos ou seniores, observamos também as patologias: periodontite causada pelo acúmulo de tártaro, inflamações de gengivas, fraturas de dentes, abscessos de raiz (periapical), queda de dentes, tumores de gengiva e de lábio, pólipos de gengiva, verrugas em gengivas, fraturas de sínfise (por queda ou trauma), fraturas de mandíbula, tumores de mandíbula e maxila, entre outras.
As consultas com especialistas são com hora marcada. Entre em contato conosco para verificar disponibilidade de agenda.