
Eletrocardiograma
O exame é basicamente um recurso complementar de diagnóstico usado para análise bastante profunda da atividade elétrica cardíaca do seu pet. Essas são captadas pelo equipamento, sendo registradas em formas de ondas.
O eletrocardiograma em cães e gatos não necessita de nenhuma preparação prévia ao exame, podendo ser realizado a qualquer momento. Como único “pré-requisito”, o animal precisa estar calmo, sem nenhuma agitação, pois isso pode interferir no resultado do exame. Não há necessidade de sedação, nem de tricotomia.
O exame dura poucos minutos, podendo durar mais caso seja necessária monitoração de eventos arrítmicos. Mas, na grande maioria dos casos, não causa desconforto algum ao animal.
Indicação
- Diagnóstico exato e precoce de arritmias cardíacas e fibrilações ventriculares, bradicardia e taquicardia sinusal, foco migratório atrial, doença miocárdica e pericárdica, isquemia, extrassístoles.
- Identificação de dilatação e hipertrofia das câmaras cardíacas.
- Alterações de eletrólitos (especialmente cálcio e potássio).
- Dispneia aguda (dificuldade respiratória).
- Histórico de síncopes, fraqueza ou convulsões.
- Cianose (pele e/ou mucosas com coloração azul arroxeada).
- Acompanhamento de tratamentos e terapias cardíacas.
- Exame pré-operatório de procedimentos que necessitem de sedação ou anestesia geral, especialmente em cães mais idosos.
- Monitoramento durante a anestesia inalatória.
Exames realizados todos os dias sob agendamento.